segunda-feira, 1 de agosto de 2011

TP-Link TL-WR340G é barato e tem sinal forte


Com a popularização de notebooks, netbooks, smartphones e tablets, está cada vez mais comum ter uma rede sem fio em casa. Atualmente, é possível encontrar bons roteadores Wi-Fi por preços baixos. Se você está procurando por um equipamento de entrada para gerenciar sua rede sem fio, dê uma olhada no TP-Link TL-WR340G.
Eis o ponto forte do roteador da TP-Link: o sinal. Com uma antena de 5 dBi, acima da média do mercado, que adota antenas de 2 ou 3 dBi para equipamentos desta faixa de preço, o sinal doTP-Link TL-WR340G sobrevive a vários metros de distância e ultrapassa paredes tranquilamente. Segundo o fabricante, o sinal alcança até 100 metros em ambientes internos (com barreira) e 300 metros em ambientes externos (livre de interferências).Assim como os roteadores Wi-Fi em geral, o TP-Link TL-WR340G não é um aparelho que podemos chamar de “obra de arte”. Sua antena de 5 dBi também é exposta, piorando ainda mais o visual e ocupando um espaço na mesa que pode ser precioso. Mesmo assim, o equipamento é bem compacto e cabe em qualquer lugar. Estranhamente, a TP-Link não incluiu um botão físico de liga/desliga, obrigando o usuário a puxar o cabo de energia para desligar ou reiniciar o roteador fisicamente.




Desempenho
Durante os testes, o TP-Link TL-WR340G não decepcionou, fornecendo sinal estável e gerenciando bem o tráfego da rede. Mesmo com quase 500 conexões simultâneas no torrent, a navegação na Internet permaneceu rápida e sem travamentos característicos de roteadores emodems mais baratos.
Infelizmente, o aparelho utiliza o padrão 802.11g, com velocidade máxima de 54 mbps. Em testes realizados próximos ao roteador, as taxas de transferência ficaram entre 20 e 25 mbps, uma marca apenas razoável.


Funcionalidades
A interface de configuração via web do TP-Link TL-WR340G é em inglês, mas isso não é problema. Para os que não entendem o idioma, basta utilizar o assistente de configuração e instalação, fornecido no mini CD que acompanha o produto, totalmente em português brasileiro.
Um ponto fraco do aparelho é a impossibilidade de remover a antena, recurso disponível no irmão TL-WR340GD, mais difícil de encontrar e ligeiramente mais caro. Isso impede a utilização de antenas mais potentes para aumentar a área de cobertura da sua rede sem fio.


Custo-benefício
TP-Link TL-WR340G pode ser encontrado por R$ 60 em grandes lojas, sendo considerado uma ótima opção nessa faixa de preço. Com um sinal forte, ele não deve decepcionar usuários que precisam conectar um desktop e até dois dispositivos portáteis.
Para quem precisa conectar mais dispositivos na rede sem fio, a velocidade limitada pelo padrão 802.11g pode trazer aborrecimentos. Nesse caso, é melhor abrir a carteira e adquirir um roteador com padrão 802.11n, que pode atingir velocidades de 150, 300 ou 600 mbps.
Ficha técnica
PadrõesIEEE 802.11 b/g.
Portas4 ethernet (LAN) e 1 internet (WAN)
Taxa de transferênciaaté 54 mbps
Antena5 dBi
Frequência2.4 GHz

Nenhum comentário:

Postar um comentário