segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Roteador D-link DIR - 412 transmite e compartilha a rede 3G


Em algumas regiões do Brasil, para conseguir acessar à internet, só o 3G consegue salvar a pele daqueles que dependem da rede para alguma coisa. O problema é que as operadoras costumam comercializar somente aqueles modens USB e, compartilhar a internet com aquilo não é muito prático.
Pensando nesse público, a D-Link criou um roteador que compartilha a conexão 3G entre vários computadores, basta plugar um modem 3G compatível com o aparelho. O TechTudopegou um desses incríveis compartilhadores de internet e botou na mesa para testar se realmente vale a pena comprar um Dir 412.
Roteador DIR-412 da D-Link (Foto: Divulgação)Roteador DIR-412 da D-Link (Foto: Divulgação)
Design
Não dá para negar que o Dir-412 seja um roteador bonito. Claro que não é tão bonito quanto alinha WRT da Linksys, mas mesmo assim é uma peça bastante atraente para se colocar à vista, tanto em casa quanto no escritório.
Seu acabamento em black piano, seu design compacto (porém gordinho) e os cantos arredondados fazem desse pequeno roteador um gadget visualmente interessante, diferente de outros produtos da mesma empresa.
Claro que o design não é perfeito. Apesar de ter uma bela aparência, ela é estragada quando a gente coloca um modem 3G espetado na porta USB. Acontece que algum designer achou que seria uma boa ideia colocar a porta bem no meio do switch, na parte de cima, ao invés de utilizar as laterais do roteador para deixar o modem um pouco mais escondido.
Instalação
A instalação do aparelho é bem simples. Basta espetar o modem 3G no aparelho e esperar alguns segundos. Pronto. Instalado com sucesso!
Nos nossos testes a instalação foi bastante simples com alguns modelos de modem disponíveis no mercado. Outros, porém, só funcionaram depois que atualizamos o firmware do aparelho, o que é uma tarefa um pouco difícil para a maioria dos usuários.
A primeira coisa que se deve fazer ao comprar o D-Link Dir 412 é checar se seu modem 3G é compatível com o roteador. Você pode fazer isso observando esta lista (PDF) e pode baixar a versão mais recente do firmware aqui.
Na interface Web do aparelho, dá para alternar entre as conexões principais 3G ou WAN. Por exemplo: se você usa uma operadora X, pode manter um modem 3G conectado para quando a X cair ou estiver muito lenta. O aparelho faz isso automaticamente.
As configurações de segurança (criptografar a rede, por exemplo) podem ser feitas facilmente, desde que você siga os passos descritos no manual de instruções. Aproveite e conheça algumas boas práticas para tornar sua rede sem fio segura .
Desempenho
Como roteador sem fio cumpre muito bem suas funções (ou seja, compartilhar a internet), mas quem tem um computador ou algum outro aparelho que utilize a internet e não tenha rede sem fio, vai ter que comprar outro switch, pois ele dispõe apenas de uma porta ethernet e não compartilha o 3G por ela. (Ou isso ou a configuração para fazer ele compartilhar está muito bem escondida).
Na hora de usar o 3G o aparelho não faz milagres. Não dá para exigir uma navegação boa enquanto seu irmão baixa arquivos torrent no quarto, sua mãe vê a novela na sala e seu vizinho utiliza sua conexão também, afinal, o 3G não suporta tudo isso ao mesmo tempo.
Nos nossos testes, enquanto a conexão do 3G estava boa, o roteador compartilhava muito bem a conexão (inclusive com o PS3), sem sustos. Quando plugamos nosso link de internet no aparelho, ele desligou automaticamente e o 3G e passou a consumir os dados da rede WAN, novamente sem sustos ou surpresas.
Para compartilhar dados, o aparelho suporta os padrões mais utilizados no mercado: Wireless 802.11 b/g/n(draft: 150 Mbps) e a segurança fica por conta dos padrões WEP (64 e 128 bits) WPA, WPA-PSK, WPA2 e WPA2-PSK, itens bem comuns nos roteadores de hoje em dia.
Custo-beneficio
Esse roteador custa na faixa de R$ 150,00 . Uma boa compra para quem não quer ficar perdendo a internet ou quer compartilhar o 3G por falta de opção de conexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário